Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 2 de abril de 2018

Compasso Pascal de Rande / 2018



Mais um dia de Pascoa passou, na linha tradicional, em mais uma página da vivência comunitária. Passando a ser mais um decorrido dia de festividade anual, entre bons costumes que continuam a fazer parte das sucessivas gerações. Pois, tal como nem só de pão vive o homem, também a vida deve ter razões naturais, de complemento ao sentido espiritual.


Então, este domingo de Páscoa passa assim a ser algo mais de recordação, já. Tendo, felizmente, havido mais uma Visita Pascal, na realização do costumado Compasso. Cuja realização na paróquia do autor destas linhas, em S. Tiago de Rande, desta vez foi levada a efeito através de um grupo de jovens, primos, em satisfação de vontade de seu avô, falecido entretanto, por os netos saberem que era gosto do avô "andar com o Compasso” – como por algumas vezes aconteceu, antes. Numa louvável iniciativa, esta ação, que garantiu a manutenção de tão antiga tradição.  


Também na linha que aqui tem sido uso desde há alguns anos, assinala-se neste espaço de memorização a apreciada ocorrência, registando visualmente, através de cliques fotográficos, alguns instantâneos da ocasião da chegada do Compasso a casa do autor – como de costume, na tarde do domingo de Aleluia, este ano também primeiro dia e domingo de abril. Em que mais uma vez a cruz paroquial, devidamente ornamentada, chegou às casas a saudar a ligação da representatividade paroquial.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))