Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 12 de agosto de 2017

Etapa da Volta a Portugal / 2017 passando na Longra


Com poucos quilómetros ainda decorridos desde o início da etapa, rumo ao alto da Assunção em Santo Tirso, a 7ª tirada da Grandíssima Portuguesa de 2017, saída de Lousada ao início da tarde deste sábado, depois de percorrido pequeno trajeto dentro de terras lousadenses e entrado no concelho de Felgueiras, passou na Longra a toda a velocidade de carros da caravana e bicicletas dos ciclistas, perante a atenção das pessoas que estavam na berma da estrada. Passagem assim aplaudida por um público assinalável, já com a barriga saciada pelo almoço e, como que em sobremesa de interesse, a presenciar tal passagem dos ciclistas que se vão vendo na televisão e alguns jornais.


Desses momentos, qual reportagem possível feita pessoalmente, enquanto se deitavam olhos aos ciclistas que despertam atenção do autor e a oportunidade de clicar na maquineta fotodigital, se regista visualmente a passagem da Volta na Vila da Longra, à porta de casa do autor destas linhas e fotos  captando a passagem dos carros afetos à equipa portista, mais vista do grupo da frente em "fuga", onde ia incluído um representante do FC Porto... 


...depois o trânsito do pelotão perseguidor, ainda nessa fase de aclimatação dos voltistas... 


...até ao encerramento transitário do carro vassoura. 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Passagem da Volta a Portugal na Longra...


Em dia da Volta a Portugal em Bicicleta passar na Longra, mais uma vez, virá a talhe uma lembrança duma anterior vez, aproveitando para se ir na roda do tempo a rememorar também memórias de outros tempos. Recordando-se através duma fotografia antiga a fisionomia de outrora do Largo da Longra e cercanias, no que a velha foto permite.


(Foto inteira e respetiva ampliação recortada de imagem de arquivo do autor e constante do livro "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras")

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))