Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 28 de abril de 2017

Busto escultórico de homenagem ao Dr. Magalhães Lemos


Tal como tanto pode fazer sol como não, na possibilidade meteorológica de estar de sol ou chuva ou até simplesmente nem uma coisa nem outra, também aparecendo semblante pardo de tempo encoberto, nos dias que terão influência ambiental na disposição de qualquer pessoa, igualmente o ambiente de memória eterna do que nos pode dizer qualquer coisa estará dependente de haver ou não melhor ambiência sobre o que perdura no tempo, nomeadamente através do que as pessoas conterrâneas façam pela correspondente preservação memorial.  

Assim sendo, e na linha do que por vezes tem tido lavra escrita do autor destas linhas em livros e até crónicas ou publicação da blogosfera, bem como nos artigos que têm sido publicados no jornal regional Semanário de Felgueiras, inclusive um ou outro à espera de publicação, desta vez retemos os olhos da memória, neste espaço informático mais particular, sobre o busto do eminente cientista de medicina psiquiátrica Dr. António Magalhães Lemos, ilustre felgueirense honrado na toponímia felgueirense com seu nome numa rua e existência dum monumento central na sede do concelho de Felgueiras.

Ora, o busto estatuário do Dr. Magalhães Lemos, da autoria do escultor portuense António Azevedo, foi colocado na praça central de Felgueiras corria o ano de 1937, em pleno verão. Tendo a inauguração tido lugar a 18 de Julho desse ano, com a presença de autoridades civis, religiosas e científicas, na presença do autor da peça escultórica, natural do Porto e ao tempo residente em Guimarães. Sendo o sítio de implantação mais acima que o atual, em virtude de nessa época ainda existir a célebre pérgula do jardim e só depois da destruição dessa estrutura romântica, já a meio da seguinte década de sessenta, houve transferência de local da estátua e pedras do pedestal circular.

Em alusão a essa lembrança memorial, colocamos aqui, acima, uma imagem reportada à respetiva inauguração da estátua, em memória desse insigne felgueirense que foi célebre professor de medicina psiquiátrica, Dr. António de Sousa Magalhães Lemos, por meio de foto coeva de reportagem de Jaime Ferreira, repórter que assinou essa fotografia que faz parte do acervo oficial do município felgueirense.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))