Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 3 de dezembro de 2017

Cenário Turístico de Felgueiras em 1979…


Na proximidade do Natal de boa vontade que costuma reinar nos espíritos nestas ocasiões, damos por esta via mais alguns lampejos de curiosidades relacionadas com reportagens escritas de outras eras. Fazendo piscar as luzes da memória por uma reportagem inserta no antigo diário nacional O Comércio do Porto. Em cuja edição de 28 de Setembro de 1979 ficaram impressas algumas notas sobre Felgueiras, expressamente na página sobre Turismo desse jornal então muito lido no país. Com a particularidade de conter imagem do original fontenário do mosteiro de Pombeiro, o chafariz com respetivo lago que havia desaparecido entretanto (diz-se que vendido para Castelo de Paiva e do qual já em 2015 foi construída uma réplica, depois colocada no antigo pátio do claustro). Imagem que tempos depois chegou também a ser publicada no antigo Boletim Municipal, já na década de oitenta. Dando para deduzir que, segundo a imagem, a reprodução terá ficado algo diferente do original.


Assim, tudo e mais alguma coisa terá sempre algum interesse, na verdade, por quanto se pode descortinar em simples curiosidades impressas.


Para o caso extrai-se algumas imagens de recortes jornalísticos, embora sem abarcar toda a página devido ao tamanho da mesma – visto nesse tempo os jornais serem ainda em formato tabloide, muito grande, o que não dá jeito nenhum na digitalização em scâner normal, ou seja no digitalizador pequeno de uso caseiro…


ARMANDO PINTO

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Nenhum comentário:

Postar um comentário