Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 17 de dezembro de 2016

Curiosidades Locais e Nacionais de atualidade


Com o Natal à porta e a paz da quadra a pairar à maneira da atualidade, local e nacionalmente, algo de novidade e também de trivialidade aparece no meio ambiente, para não variar totalmente, antes pelo contrário.


Tal o facto de uma estação emissora de televisão, vulgo canal televisivo, ter transmitido este sábado em direto a partir do mítico Estádio Dr. Machado de Matos um jogo de futebol da equipa do “Felgueiras”. Havendo então sido transmitido diretamente o encontro entre o FC Felgueiras 1932 e o Amarante FC, a contar para o Campeonato Nacional de Seniores (nome atual da antiga 3ª Divisão Nacional), em partida de equipas representativas dos dois concelhos vizinhos. Num prélio que no fim resultou num injusto resultado, numa daquelas ocorrências em que o futebol profissional é fértil diante de circunstâncias de influência no resultado. Mas para o caso conta que Felgueiras mereceu as atenções do canal televisivo em causa. Pese a má prestação informativa dos comentadores, que se fartaram de dizer asneiras, é o termo, tais as incorreções transmitidas, quer históricas como de análise. O que terá sido possivelmente mais notório para quem conhece a realidade do passado e presente, no caso, embora quando não se conheça qualquer coisa seja melhor falar doutros temas que se dominem melhor.


Para quem não veio só ver a bola e haja ficado, outro tema mais tocante será o caso da malfadada reforma administrativa das freguesias, que afinal está a revelar que os partidos políticos só diferem nos nomes, mas é praticamente quase tudo idêntico. Conforme, num simples exemplo, entre os diversos que andam por aí, está a acontecer com o momento político atual. De cuja temática o jornal Semanário de Felgueiras deu conta, ao de leve, em sua edição da semana finda. Basta ler e meditar ao que chegou este país... levando a que deixe de haver interesse por assuntos locais e regionais. 


Como se já não bastasse a crise monetária, acresce a de valores. Isto é que vai uma crise…

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens e digitalizações, para ampliar )))