Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 23 de setembro de 2016

Artigo noticioso no SF: Dr. José da Silva – Felgueirense Jurisprudente


Faleceu recentemente, a 5 de Setembro, o felgueirense Dr. José da Silva, antigo político nacional, advogado e escritor radicado na cidade do Porto, tornado conhecido como elemento parlamentar da Ala Liberal que colocou em causa certos aspetos do último período governativo do Estado Novo e especialmente por ter, de modo particular, ficado ligado ao caso do conhecido Padre Mário da Lixa.

O Dr. José da Silva anteriormente escrevera já alguns artigos sobre assuntos felgueirenses nos jornais locais da época, como a nível regional no boletim do distrito do Porto; e a nível nacional era referido como elemento com voz ativa na Assembleia Nacional, mas foi através do processo relacionado com o Padre Mário que ganhou outra popularidade. Esse antigo sacerdote, Mário de Oliveira, era então pároco em Macieira da Lixa, como foi de 1969 a 1973, motivo por que ficou conhecido por Padre Mário da Lixa; salientando-se entretanto, desde que com seus sermões arrojados se envolveu em política social, nos finais do regime do Estado Novo. E devido a essa atividade, tendo sido preso pela antiga polícia política, PIDE, como acabando por ser julgado na barra judicial, foi tema de dois livros do referido felgueirense Dr. José da Silva, que escreveu e publicou “Subversão ou Evangelho-O processo do pároco de Macieira da Lixa no Supremo Tribunal de Justiça”, em tomos de I e II Parte, referentes a peças do respetivo 1º julgamento no Plenário do Porto (tendo do 2º depois havido um outro livro, numa edição de um grupo de jornalistas).


De permeio desenvolvera o Dr. José da Silva alguma atividade literária, sobretudo tendo colaborado no boletim Douro Litoral, onde, entre outros artigos, escreveu sobre Santa Quitéria em Terras de Felgueiras, como Notas Históricas, Bibliográficas e Etnográficas.

José da Silva, nascido a 5 de fevereiro de 1924, em Friande, concelho de Felgueiras, diplomado com o Curso de Teologia do seminário diocesano do Porto, mais Licenciaturas em Filosofia pela Universidade Católica de Salamanca, em Direito pela Universidade de Coimbra e o Curso Complementar de Ciências Jurídicas, foi distinto advogado, tendo ainda antes de se dedicar à advocacia sido Professor do ensino particular e diretor de um colégio no Porto. Em cujo percurso político-ideológico, como católico assumido, desenvolveu intensa atividade através de conferências e colóquios centrados na defesa dos direitos individuais à luz da doutrina social da Igreja e da Declaração dos Direitos do Homem. Enquanto na base política participou no histórico I Congresso Republicano de Aveiro. Havendo então se destacado também pela sua intervenção cívica como deputado na Assembleia Nacional (em tal período que antecedeu o 25 de Abril de 1974), juntamente com outras figuras do Porto, como Francisco Sá Carneiro e Joaquim Pinto Machado, que integraram a chamada “ala liberal” da Assembleia.

= Dr. José da Silva, político, escritor e advogado de defesa no "processo do Padre Mário da Lixa" =

Em sua carreira parlamentar nesse tempo, de 1969 a 1973, teve o Dr. José da Silva intervenções que fizeram doutrina, havendo integrado comissões de âmbito da Educação Nacional, Cultura Popular e Interesses Espirituais e Morais. Bem como fez considerações acerca da defesa do património arqueológico nacional.

Enquanto isso e depois, o Dr. José da Silva foi ainda membro ativo na vida da diocese do Porto, à qual prestou relevantes serviços no âmbito da sua atividade forense.

O seu funeral, com missa de corpo presente celebrada pelo bispo diocesano do Porto na igreja do Santíssimo Sacramento, na cidade Invicta, veio por fim para Felgueiras, rumando a Friande, onde ficou a repousar seu corpo em terra felgueirense.

Desaparecido assim da vida terrena, o Dr. José da Silva permanece no relevo de ter feito jurisprudência digna de o deixar lembrado.

ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))