Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 19 de agosto de 2016

“João da Torre”, o Comandante Sarmento Pimentel – Um dos Cadetes da Rotunda do 5 de Outubro de 1910, principal herói da derrota da Monarquia do Norte em 1919 e popularmente conhecido como “Capitão sem medo"


No dia 17 de setembro, à noite, vai ter lugar um encontro no Ateneu Comercial do Porto para falar sobre João Sarmento Pimentel, famoso Capitão que foi considerado sem medo por ter conseguido derrotar a Monarquia do Norte, motivo porque foi agraciado com a Espada de Honra da cidade do Porto e condecorado com a comenda da Torre e Espada da nação. Até que mais tarde foi figura de proa na luta contra o regime do Estado Novo. Tendo sido injustiçado pela propaganda do mesmo antigo regime político, nomeadamente com a propagação popular inventada contra a sua figura, só após o 25 de Abril foi um pouco reabilitado com promoção ao posto de General e reconhecimento público através de condecoração com a Ordem da Liberdade.  

O referido encontro versará em torno da figura do mesmo autor das “Memórias do Capitão”, em género de tertúlia de conferencistas interessados no tema, além de estudiosos e admiradores desse quase lendário personagem da história pátria. Estando em marcha inerente reunião de trabalhos para futura publicação num chamado Projeto «Sarmento Pimentel».

Na linha dessa louvável memorização, recordamos o famoso Capitão João Sarmento Pimentel com colocação de imagens digitalizadas das páginas que lhe dedicamos também no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, publicado em 1997. Sendo o Capitão-General João Sarmento Pimentel um dos nomes toponímicos da região felgueirense, como entretanto está homenageado com nome de ruas, quer na cidade de Felgueiras como na freguesia de Rande, no concelho de Felgueiras. Na afetividade à sua proveniência familiar e residência, sendo tratado por João da Torre, como o próprio referiu nas suas Memórias, pelo conhecimento popular relacionado à sua casa-mãe  onde vivia nesta região.

Além do que foi descrito sobre o mesmo João Pimentel nos capítulos em que ficou historiada a ligação da família da Torre com a própria freguesia e região, mais na história da Casa da Torre, bem como na crónica sentimental sobre a "Menina de Rande" Guilhermina Mendonça e na biografia do irmão Francisco, o aviador que efetuou a primeira travessia aérea de Portugal à Índia, ficou então sobre o simpático João Sarmento Pimentel algo assim conforme se deixou fluir em cinco páginas a ele dedicadas no "Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras":


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))