Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Páscoa de 2016 – Compasso Pascal da Paróquia de S. Tiago de Rande - Felgueiras


Mais uma Páscoa aconteceu. Em mais uma festividade da tradicional roda do ano, cujas festas anuais vão fazendo com que as gerações jovens ganhem raízes identificativas da região natal e os nativos mais experientes da vida recordem tempos que moldaram o mesmo ser. Porque, além da vertente espiritual e religiosa, há sempre a parte social e humana em tudo quanto dá essência à vida.

Na passagem da Páscoa também mais uma Visita Pascal ocorreu, na realização do costumado Compasso Pascal. Cuja realização na paróquia aqui do autor destas linhas, em S. Tiago de Rande, desta vez foi levada a efeito através da chamada (como era e ainda é conhecida) Comissão Fabriqueira da Paróquia, atualmente com nome de Conselho Económico Paroquial. Numa louvável iniciativa que permitiu não haver interrupção de tão antiga tradição (à falta de voluntário Juiz da Cruz para este ano). Tendo sido agradável a manutenção desse costume, ouvindo-se o tilintar da campainha a anunciar a proximidade de tal Visita e toda a ambiência inerente. Embora este ano, apesar de andarem dois grupos, com duas cruzes, ter havido uma ou outra alteração, devido ao Compasso não ter andado a compasso habitual, tendo este ano decorrido com demasiada pressa. Visto o horário e o próprio itinerário haver sido feito sem a habitual calma de maior permanência, para natural convivência, além do percurso ter sido alterado em certos casos, por isso - ao que se ouviu, pela preocupação em chegar a tempo da missa que, desta vez, às seis da tarde, encerrava o evento.

Para assinalar memorialmente esta sempre apreciada ocorrência, registamos visualmente, através de instantâneos fotográficos, algo da ocasião da chegada do Compasso a casa do autor.


ARMANDO PINTO
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))