Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 21 de janeiro de 2016

Clichés e flashes: uma imagem de Rande, noutros tempos… da memória do concelho de Felgueiras.


Cliché, hoje em dia, sugere imagem feita, no sentido literário, ou uma expressão do género chavão e lugar-comum, por exemplo; mas antigamente era uma referência de tipo fotográfico, como indicação de gravura, já alusiva ao que era impresso através de chapa metálica que tinha gravada em relevo uma imagem, para ser reproduzida na impressão de fotos e textos. E flashe (flache), alude ao clarão saído das máquinas fotográficas para possibilitar melhor captação, sendo instantâneo reproduzido, dum instante reportado, no relance dum momento. 

Assim sendo, para se poder vislumbrar tempos de outras eras, como num relance por épocas remotas, a memória histórica também se conta através de imagens capazes de fixar pormenores de interesse memorial. Como no caso da imagem junta – uma foto com muitos anos já, mostrando uma casa, então de lavoura e de proprietários bem posicionados, como demonstra a respetiva pose, na encosta de Rande, quase ao cimo da freguesia. De notar ser de tempos das casas ainda cobertas de colmo, entre outras particularidades, demonstrando tipo de habitação rústica da freguesia, em épocas antepassadas. 

Um exemplo possível, entre clichés e flashes. Tratando-se duma imagem de Rande, noutros tempos, fazendo parte da memória etnográfica do concelho de Felgueiras.

Armando Pinto

((( Clicar sobre a imagem, para ampliar )))