Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 9 de dezembro de 2015

Curiosidades históricas sobre Rande… e dos Padres Vicentinos na região circunvizinha.


É sabido que a Ordem Vicentina dos Padres Lazaristas, da Congregação da Missão, desde longas eras que se instalou na região do Entre Douro e Minho, além naturalmente de outras zonas. Mas, antes ainda de se ter fixado em território do concelho de Felgueiras, esteve em Fareja, freguesia próxima mas já de outro concelho. Onde moraram os frades dessa Ordem, entre o século XVIII, pelo menos, até ao XIX (à extinção das Ordens religiosas com o ministro monarquico Aguiar). Como consta no arquivo de Braga, relacionado com antigos registos da Casa de Sarmento, de Guimarães, concelho a que antigamente pertenceu Fareja. E… aí está a curiosidade: Na Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão havia títulos e direitos pertencentes à igreja de S. Tiago de Rande.

Segundo dados que estiveram no arquivo do Convento de Santa Maria de Belém, depois incorporado no vimaranense Arquivo Municipal Alfredo Pimenta, do qual parte respeitante ao caso em apreço consta no Arquivo Distrital de Braga (conforme “Inventário do Fundo Monástico Conventual”, de António de Sousa Araújo), eis o que a informação oficial do Arquivo Alfredo Pimenta regista sobre a Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão:

 «A Casa do Senhor do Bonfim da Congregação da Missão

situa-se na freguesia de São Martinho de Fareja, actualmente concelho de Fafe. O seu fundador foi o padre José Simões que por escritura de 3 de Maio de 1752 doou todos os seus bens aos religiosos da missão. Nesse mesmo mês os Lazaristas, hoje conhecidos por Vicentinos, já estavam lá instalados. O alvará régio foi concedido em Maio de 1752, e em Novembro de 1783 os padres da casa da missão, obtiveram, por bula papal, todos os títulos e direitos pertencentes à igreja de S. Tiago de Rande. A sua extinção deu-se em 1834.»

Armando Pinto