Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Memórias culturais da Longra


Costuma-se dizer que todos os caminhos vão dar a Roma, como era em trilhos antigos de romeiros e figurativamente hoje quer dizer que todas as alternativas levam ao mesmo lugar ou finalidade. Porque na era da Romanização, a cultura imperial levou à construção de muitas vias, a partir da capital do império romano. Havendo também pela região do concelho de Felgueiras algumas calçadas romanas, de que um dos exemplos é ainda a calçada de Rande (caminho antigo de ligação à igreja, hoje quase esquecido dos responsáveis autárquicos locais e municipais), entre vestígios dessa civilização muito remota. Assim como noutros tempos também, embora muito mais recentes, tudo o que era acontecimento cultural representativo da região acontecia na Longra.

Porque muitas dessas ocorrências estão devidamente registadas no livro da história da área, nem é necessário avivar demasiado as memórias, quanto a realizações que deram cunho cultural à Longra. Bastando, assim, um vislumbre de imagens para fazer recordar esse antigo potencial que dava à Longra tradição cultural e deveras certa representatividade regional.


Como tal, colocamos aqui, desta feita, como mostruário memorável, algumas “fotos” de ações culturais que fizeram época e foram marcantes na atividade cultural da antiga povoação, centro da atual vila – quer através das sessões de cinema e saraus que tinham lugar na Casa do Povo pelas décadas de cinquenta e sessenta, sobretudo; e, depois, na mesma sede da Associação Casa do Povo da Longra, também por meio de exposições comemorativas, e outras atividades mais, já pelos anos noventa e tais… do século XX.


Armando Pinto


((( CLICAR SOBRE AS IMAGENS, PARA AMPLIAR )))