Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 8 de setembro de 2015

Caracterização Industrial da Longra: A propósito dum catálogo da IMO


Na sequência das diversas curiosidades relacionadas com a mística da Longra – e numa continuação ao artigo anteriormente postado – sendo o nome da antiga povoação e atual vila muito relacionado com a indústria metalúrgica criada e desenvolvida na mesma Longra, como é conhecida pelo país através da fama granjeada pelos antigos “Móveis Longra” da “Metalúrgica da Longra” (firma emblemática que originou diversos rebentos, como já historiamos no livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”), damos continuidade à publicação neste blogue de aspetos relativos com essa característica Longrina. Desta vez através de um catálogo promocional que teve certo impacto.


Com efeito, em princípios do século XXI, a IMO editou um catálogo sobre a sua cama hospitalar, de cuidados continuados, mais diverso material de enfermaria e afins, numa brochura ilustrada. Catálogo esse que chamou a atenção por ter como figura de chamariz publicitário um antigo futebolista muito conhecido, mas entretanto retirado – o famoso guarda-redes Tibi. Sim, o “Tibi do Porto”, como era e ficou mais conhecido, além de sempre recordado pelos relatos radiofónicos do Amaro.

Tibi havia terminado a sua carreira desportiva há anos, já, contudo a sua aura permanece pelos tempos adiante e, como tal, esse catálogo saltou à vista, mesmo que a fisionomia de Tibi já fosse algo diferente do guarda-redes de cabelo farto que se vira em tempos a defender a baliza do F C Porto.

Assim sendo, essa foi uma publicação interessante e, afinal, histórica também. Que aqui e agora recordamos (ilustrando com imagens da capa e, como simples amostra, de duas das suas diversas páginas). Algo que deste modo registamos à posteridade.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens )))