Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 5 de setembro de 2015

Características industriais da Longra: A propósito de mais um exemplo empresarial – e do rosto jovem da Codizo.


É sabido, pelo conhecimento histórico, que a Longra tem sido ao longo dos anos um importante alfobre de empresas industriais, podendo dizer-se ser a terra-mãe da indústria metalúrgica e importante centro de iniciativa empresarial, comportando significativas indústrias de calçado, também. Desde longas eras, dos tempos dos mestre de fabrico de calçado artesanal, ferrarias, serralharias, etc. – conforme está devidamente historiado no livro (por bons motivos, volumoso) “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”, escrito durante longos tempos e publicado em 1997, como se sabe.

Américo Martins, Luís de Sousa Gonçalves, Aurélio Pacheco, Fernando Machado, Artur Pedro Ferreira, entre outros, foram e são nomes marcantes na história da indústria "made in Longra". Mas novas gerações estão aí a surgir no horizonte.

Ora, por tudo o que merece atenção e apreço quanto diz respeito à nossa região, e para lá de outras curiosidades, entre as que já foram referidas neste blogue, de acrescento a outros escritos do autor, merece agora relance rememorando uma caixa jornalística há anos tratada no Jornal de Notícias. Num testemunho de como a história deve sempre fixar rostos pessoais que fazem algo de relevante. Perante a realidade que a economia faz mover a vida e a sua direção toma rumos consoantes as pessoas.

Assim, como marcação histórica, atendendo á gestão que a partir do meio da primeira década deste século passou a ser impresso a uma das fábricas de implantação Longrina, recorde-se o que publicou o diário nacional Jornal de Notícias no caderno Empresas, em sua edição de 08 de Novembro de 2007:



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens e recortes digitalizados, para ampliar )))