Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

ATM da Longra – na efeméride dos 30 anos de Multibanco em Portugal…


Nesta data, ao segundo dia de Setembro, faz trinta anos que existe Caixa Multibanco em Portugal. Realidade que (como é normal em Portugal, onde o resto do país costuma ser paisagem…) teve início em Lisboa, através da primeira caixa de levantamento automático de dinheiro – que teve lugar no largo do Rossio, local denominado pelo nome do poeta assim chamado, mas mais conhecido pelo local onde Fernando Pessoa passava muito tempo ( e por isso ali tem a famosa estátua dele sentado), à porta do café que usualmente frequentava.

Após isso, começou por haver inicialmente menos duma dezena de caixas dessas. Sistema desde logo chamado ”ATM” e que hoje em dia se espalha por cerca de treze mil de tais unidades, mais conhecidas por “multibanco”. 

Por aqueles tempos demorou aquilo a chegar ao resto do país. Recordamo-nos ainda da renitência com que as gentes de Felgueiras ficaram de pé atrás quando apareceram as primeiras caixas no centro urbano felgueirense. Enquanto para se levantar dinheiro de contas próprias era necessário ir pessoalmente aos bancos e esperar longo tempo por atendimento. Passados uns anos, de alongado período, cá chegou finalmente à baixa... Pois na Longra, onde os bancos parece que não querem ganhar clientes e tardam em se instalar, então isso só foi possível, e apenas como caixa multibanco, sem qualquer dependência ou balcão, pouco tempo antes da elevação a vila.

Assim, porque não apareceu qualquer outra possibilidade, a instalação duma Caixa Multibanco na Longra só foi possível por iniciativa e parceria entre a Junta de Freguesia de Rande, presidida por Pedro Ribeiro, e a Associação Casa do Povo da Longra, liderada por Armando Pinto, num processo iniciado em 2002 e concluído em princípios de 2003.

Antes, qualquer pessoa tinha que se deslocar a Felgueiras, propositadamente para o efeito, como ainda é de memória não muito distante.

A propósito, recorde-se que no livro “Elevação da Longra a Vila”, no capítulo  “Algumas datas e factos memoriais  da Longra”, ficou registado: - «- Abertura da primeira Caixa Multibanco na Longra, nas instalações da Casa do Povo, a 7 de Março de 2003. Nesse dia  publicava-nos o SF  um artigo de fundo  intitulado “Futura Vila da Longra” – tema que serviu de mote de alegoria  principal ao Corso  Carnavalesco da Longra, dias antes.»

Ora, a Caixa Multibanco desde 2003 existente na Longra é a única da região, servindo a todas as pessoas desta área e a quem passa…

Como curiosidade, refira-se que ATM quer dizer (pela sigla inicial, do inglês) “ Automated Teller Machine”. Isto é, um terminal bancário ou remote banking, também por vezes referenciado por caixa eletrónica, caixa multibanco e caixa automática.

 Moral da História: Não se deve deixar esquecer o desenrolar histórico, para se poder apreciar os valores ainda existentes.

Armando Pinto