Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 22 de abril de 2015

Recordações… em recortes de jornal: Quando as mulheres começaram a ir à bola em Felgueiras…


Estando o F C Felgueiras 1932, clube mais representativo do concelho de Felgueiras, a disputar atualmente o Campeonato Nacional de Seniores em posição estável e descontraída, a cumprir calendário na atual fase de manutenção, depois de não ter sido atingido grupo de promoção, ou seja já sem poder subir nem descer de divisão nesta época, calha desta vez uma rememoração por tempos de maior fulgor e entusiasmo, dum tempo em que as mulheres não iam ainda muito ao futebol e então marcaram presença, a causar sensação.

Vem agora isso a propósito de tal curiosidade.

Ora, isto de se ser estudioso de história local tem destas coisas… Então não é que, um destes dias, ao folhearmos um jornal antigo da imprensa regional felgueirense, procurando mais documentos jornalísticos, nos deparamos com uma imagem que nos despertou atenções, fazendo recordar algo de que nos lembramos ainda de tempos de adolescência, do autor destas linhas, e agora nos seduz pela ternura da inerente amplitude?!  Pois é, tal o caso duma captação ao tempo feita por um jornal desportivo nacional, aquando da segunda subida de divisão e extensiva conquista do título distrital da Associação de Futebol do Porto, pelo Futebol Clube de Felgueiras, a meio da década de sessenta. Tendo então saído essa foto no jornal portuense “O Norte Desportivo” (que tinha tiragem ao domingo à noite e à quinta feira, indo para o prelo ao fim da tarde dos domingos para noticiar os resultados do fim de semana e depois a meio de cada semana, apenas), e, por isso (como vinha sempre na camioneta duma empresa de camionagem felgueirense, com garagem no Porto também; e era vendido num dos cafés centrais de Felgueiras), na distribuição à noite do domingo em que o Felgueiras voltara a subir de divisão, ao tempo de Caiçara e Cª, ainda apanhou a festa que andava pela rua na vila de Felgueiras dessa era. Fotografia essa que, dias depois, o Notícias de Felgueiras reproduziu na sua edição semanal respetiva. Completando ramalhete com um dito de que nem as mulheres ficaram em casa… o que diz tudo.

Não acrescentamos outros dados, aqui e agora, porque também não se deve dar tudo de mão beijada, apesar de se tratar de assunto de mulheres. Em melhor ocasião, quando houver possibilidades de utilizar, eventualmente em novo livro, a história do futebol em Felgueiras, pode ser que haja oportunidade para maior desenvolvimento do tema. Entretanto fica aqui o recorte da 1ª página do Notícias de Felgueiras dessa época.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))