Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 9 de março de 2015

Páginas de História - Nos Primórdios da Nacionalidade e Identidade Felgariana…


Sendo evidente que a história escrita de Felgueiras ainda está muito incompleta, com diversos hiatos cronológicos pouco aprofundados e havendo mesmo certo desconhecimento quanto à cronologia histórica de épocas diversas (o que deve merecer cuidado às entidades oficialmente representativas da terra), clama sempre atenção quando se descobrem referências pouco ou nada aferidas, entretanto, nos estudos de permeio havidos sobre a história da região e sobremaneira do concelho completo.

Como simples curiosidade, trazemos desta vez à liça uma referência de Felgueiras haver estado na linha de delimitação do antigo Condado Portucalense, ao tempo da morte de D. Fernando I de Leão. Como se pode ver por uma página de um livro de 1935, “Elementos de História de Portugal”, da lavra de Alfredo Pimenta.


Atendendo ao tema, merecedor de ilustração, realça-se o assunto com uma ilustrativa imagem constante em página de outro livro antigo, da História de Portugal de J. Gomes Ferreira, J. J. Correia da Silva e Antonino G. Amaral.


Armando Pinto


((( Clicar sobre as imagens, para ampliar)))