Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 8 de fevereiro de 2015

Feições Locais: Fita de pulseira do Carnaval da Longra / 2015


Diz um rifão popular: “Cada terra com seu uso, cada roca com seu fuso”. Tal como, assim, se costuma dizer que cada terra tem seu uso, também pode haver em cada mesma terra algo particular que faça de fuso, como antigamente. Quão sugere o ditado popular, que todas as terras têm as suas próprias tradições ou costumes comuns adaptados à sua realidade. Dentro das formas da fisionomia que tornam esta região do sul felgueirense com um semblante muito próprio.

Ora, aí está: Nessas adaptações, conforme os contornos existenciais, pode e deve haver sempre alguma inovação que confirme a regra, de modo a tornar possível o que vem de trás. Tal o que se passa, presentemente, com a proximidade do afamado Carnaval da Longra. Assim sendo, então, mediante as dificuldades de custeamento, para continuar a tornar viável essa existência já tradicional, a organização do Carnaval Longrino para este ano resolveu inovar, e bem, com algumas iniciativas tendentes a ajudar aos custos. Tal o caso, entre outras “démarches”, de umas fitas que estão a circular, postas à venda pela população para o efeito, de modo a fazer de pulseira tão usual em festividades populares,  numa tentativa para conseguir alguma coisa possível, mais.

Louvando a ideia, e registando o facto, que será mais uma curiosidade para a história das feições locais e regionais, desta zona com muita história, deixamos aqui umas vistas da mesma fita, em imagens sugestivas, primeiro num enquadramento concelhio e por fim apenas  na sua essência visual.



Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))