Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 30 de outubro de 2014

Olhares antepassados, através da publicidade felgueirense de tempos idos


Outubro suão, negação de verão. Assim dizia um ditado popular antigo, a calhar para este tempo outonal com temperaturas fora de época, a fazer lembrar o verão tardiamente.

Num ambiente assim fora de tempo, calha a preceito dar uma olhadela por tempos de outrora, por meio de recordação de reclames de outras eras, pondo os olhos em anúncios publicitários de tempos de nossos antepassados. Porque, entre tudo o que se vê nas colunas publicitárias, há sempre pormenores que nos contam alguma coisa da realidade de tempos idos, de nomes e situações que foram contemporâneas de nossos visavós, avós e pais, pelo menos.

Para o efeito servimo-nos dos chamados reclames que foram sendo publicados na imprensa local concelhia, detendo atenção por algumas caixas publicitárias que ficaram impressas nos jornais felgueirenses. Apenas de tempos antigos, por via do cheiro das tintas e do pó que possa levantar-se…


Para não alongar o tema, desta vez dedicamos espaço a um dos jornais concelhios, ficando para próximas oportunidades a vez de outros periódicos felgueirenses.

Então, desta feita, aqui, começa-se pelo jornal Semana de Felgueiras, do Conselheiro Dr. António Barbosa Mendonça, de onde respigamos, a fazer memória, alguns anúncios que fizeram divulgação pública entre os anos de 1896 a 1910.















((( CLICAR sobre as imagens, para AMPLIAR )))


Armando Pinto