Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 15 de junho de 2014

Apresentação pública do livro “Os Restos da Alma” de Rui Noronha e Sousa, da Longra.


Decorreu no passado sábado, dia 14 deste mês dos Santos Populares, a sessão de lançamento de um novo livro de mais um autor da Longra, o amigo Rui Noronha e Sousa, conhecido elemento da prole sucessora do saudoso sr. Luís Sousa Gonçalves, da IMO. Tendo essa apresentação pública do livro “Os Restos da Alma”, decorrido na Biblioteca Municipal Dr. Miguel Mota em Felgueiras, perante interessada assistência de admiradores, amigos e familiares, naturalmente.

Dotado para as letras e empreendedorismo, ao correr-lhe nas veias a seiva literária de sua mãe, como se sabe a professora D. Maria Amélia Noronha, e no sangue a veia empreendedora do grande industrial sr. Luís Sousa, o Rui Noronha e Sousa deu então asas à publicação do seu segundo livro, na linha do que nos habituou, com mais um romance escrito com alma descritiva e engenho literário. Contendo um enredo que cativa e leva a uma leitura de enfiada, para quem se interessa por valias do espírito e arte narrativa.


Tendo o autor destas linhas podido estar presente, tecemos aqui esta sucinta alusão ao ato, diante da apreciação que sempre é haver conterrâneos com tais predicados. E porque por norma as imagens transmitem mais e melhor que quaisquer palavras, ilustramos esta transmissão juntando alguns instantâneos retratados, graças ao labor fotográfico da Professora D. Armanda Sousa (de cuja página sua, com a devida vénia, são recolhidas as fotos).


Saudamos assim a existência de mais uma obra literária, a preencher a vivência Longrino-Felgueirense, na comunhão cultural de todos os amigos e conhecidos que se associam ao valor do entendimento.


Em suma, foi um fim de tarde de sábado bem passado, entre amigos e interessados pelas mesmas notas musicais da escrita, numa resistência ao calor e convite a descanso ao ar condicionado duma sombra da natureza. Tudo em sintonia de encontros, a honrar a função da casa dos saberes, por quanto guarda a Biblioteca Municipal de Felgueiras, daqui em diante com mais um livro de lavra felgueirense.

Armando Pinto