Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 25 de maio de 2014

Caso bancário de Barrosas na imprensa nacional


Domina as atenções no norte, e mesmo no país, mais um caso ao género do famoso D. Branca, desta feita em terras do interior nortenho, na região sousã. Facto esse que rebenta uma onda que era do conhecimento geral, a pontos das peças jornalísticas entretanto publicadas terem feito com que, do que há conhecimento, esgotasse o Jornal de Notícias pelas terras de Felgueiras, pelo menos, entre os diários que dedicaram atenção ao episódio. Assim sendo, do mesmo se transporta as referências que têm vindo a lume no JN, colocando aqui respigos correspondentes a essa circunstância.

Com efeito, sendo presentemente tema de conversas públicas o bombástico caso do chamado banco ilegal que tinha centro na vila de Barrosas, na freguesia felgueirense de Idães, transpomos do mesmo alguns recortes do que tem andado na imprensa nacional, recolhendo para aqui as manchetes e colunas publicadas por estes dias, nas edições de sábado e domingo do Jornal de Notícias. Para memória, visto o acontecimento ter contornos em toda a região, com maior incidência nos concelhos de Felgueiras, Lousada, Vizela e Guimarães, segundo se ouve, mas alastrando a toda a periferia das áreas do Sousa, Tâmega e Ave, além do alegado principal personagem da história, através das empresas em questão, segundo se ouve e lê, ser patrocinador de clubes desportivos como o Guimarães, além de ter uma loja nas instalações do estádio do Benfica, no qual se sabe inclusive ter um camarote. Havendo entretanto andado no facebook diversas imagens da inauguração dessa loja no estádio da Luz. Curiosamente, ou talvez não, o facto da sua ligação ao clube lisboeta não tem sido vincado nas notícias divulgadas, ao invés de sobejarem referências à sua ligação ao Vitória de Guimarães, o que levou o clube vimaranense a ter procurado desmentir isso publicamente. Enquanto pela região se ouve variadas interpretações e narrativas populares.

Naturalmente o assunto só terá evolução no porvir, sabendo-se que só com o passar do tempo se saberá as devidas repercussões. Sendo assim para ser melhor contado no futuro.

Com o único intuito de fixar mais um facto de interligação local e regional, postamos, com a devida vénia, recortes das referidas colunas do Jornal de Notícias, de sábado, dia 24, e domingo, 25 de Maio.


((( Clicar sobre os recortes digitalizados - para ampliar )))


A. P.