Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 12 de maio de 2014

O Zé – Figura típica atual da Longra


Um amigo conterrâneo, a viver relativamente distante da terra natal, enviou ao autor destas linhas, pelo facebook, uma foto interessante, captada em recente visita feita pelo mesmo à terra e à sua família. Daquelas fixações fotográficas que se fazem quando lembra ou há oportunidade, como em andanças pelos sítios que nos são queridos, e mais ainda a quem vem em romagem de saudade, por assim dizer.

Ora, essa foto, qual cliché capaz de vir a transmitir futuramente mais umas quantas lembranças, captou um instantâneo com um género de talismã da Longra, o Zé, como é normalmente conhecido, mas mais ainda por Zé Cuí, então todo risonho, na sua costumeira boa disposição. Sempre igual e por quem as pessoas que andam pela Longra têm certa simpatia, até, sendo por assim dizer acarinhado por quantos gostam de se “meter” com ele, para brincadeiras, em momentos de risota descontraída.

O amigo Zé, figura típica da atualidade na Longra. Quem sabe se, tal qual noutros casos (como no livro de contos "Sorrisos de Pensamento", por exemplo) já foi escrito qualquer coisa a perpetuar pessoas que foram referências e sempre lembrados popularmente... também sobre ele (o Zé que anda sempre pelo Café Longra, pela loja da Dores, pelo estabelecimento do Quim, etc), igualmente ainda, um dia, não haverá algo mais a descrevê-lo à posteridade...?!


© Armando Pinto