Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 8 de dezembro de 2013

Novo romance literário publicado pelo Longrino Artur Barros


Estivemos, ao final da tarde de sábado, dia 7, na apresentação pública do livro “A Terra das Árvores com Pés de Gente”, do nosso conterrâneo Artur Barros, numa sessão realizada na Casa das Artes de Felgueiras. Tendo então oportunidade de ficar a conhecer e possuir mais um livro do referido autor da Longra, nascido na freguesia de Rande, do concelho de Felgueiras - que como felgueirense quis lançar esta sua obra também em Felgueiras, onde mantém casa e suas raízes, embora estando desde há alguns anos a residir em Gaia.


Tratando-se de um romance de costumes sociais, numa apreciação genérica, esse é mais um livro escrito e publicado por Artur Barros, num trabalho volumoso que, no caso, se recomenda sobremaneira por conter diversos aspetos memorandos, das características vivenciais de outrora na área de naturalidade comum, dele e nossa. Algo contado numa história de fio condutor definido pela narração de memórias abrangentes, num enredo romanceado, através de contornos de ficção literária. Bastando reparar que a trama, da história recriada, é descrita passando-se numa localidade do interior nortenho do país, denominada para o efeito por nome generalizado de Quatro Barrocas... ou seja, transportando a uma antiga povoação onde havia um lugar conhecido por quatro barrocas, como que tomando o todo pela parte...

Acresce quanto representava o sítio, sabendo-se que naquela zona decorria muito do quotidiano público da vida local, sendo que nas quatro barrocas se juntavam crianças e rapazes em brincadeiras e passatempos (permanecendo sempre nas recordações do autor destas linhas tudo isso, por volta dos anos sessentas, visto haver duas gerações que então se cruzavam, a dos rapazes em idade da puberdade, onde se incluíam os irmãos, primos e amigos, e a dos moços mais novos, em idades escolares…), tal qual ali se juntavam os rapazes e raparigas mais espigadotes para danças e folguedos, de que resultou a criação do grupo folclórico popularmente conhecido precisamente por Rancho das Quatro Barrocas, fundado pela família das Padeiras, por ocasião da bênção do nicho das Alminhas, colocado nesse entroncamento de caminhos por algumas ligações das transcendentes lendas associadas… entre curiosidades que saltam a nossa mente, ao correr das páginas do livro, em apreço. Percebendo-se a existência de figuras e situações conhecidas, embora com outros nomes e dados baralhados, na conformidade da ficção. 

E não adiantamos mais, pois o melhor é ler, analisar e apreciar.


Como amostra, além da página da capa, e ainda da dedicatória autógrafa que o autor fixou no interior do nosso exemplar, complementamos esta nota informativa com uma imagem da sessão do respetivo lançamento, mais uma mostra da breve apresentação contida na contracapa.


Armando Pinto