Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 19 de outubro de 2013

FELGUEIRAS: Sede e Concelho


(Clicar sobre a seta, para acesso ao vídeo)

CONCELHO DE FELGUEIRAS

A primeira referência histórica a Felgueiras data de 959, no testamento de Mumadona Dias, quando é citada para identificar a vila de Moure: "In Felgaria Rubeans villa de Mauri". Sinal de então haver diversas antigas vilas romanas pela região, visto Moure nunca ter sido vila em era próxima à nacionalidade (existência de Portugal como nação).

Felgueiras deriva do termo felgaria, que significa terreno coberto de fetos que, quando secos, são avermelhados (rubeans).

Este município integra a Rota do Românico do Vale do Sousa.

Existiram antigos historiadores que afirmavam que Felgueiras recebeu foral do conde D. Henrique. No entanto, apenas se conhece o foral de D. Manuel a 15 de Outubro de 1514, no mesmo ano em que ocorreu outorga do Foral do Unhão, outro Alfoz cuja área mais tarde integrou o concelho de Felgueiras.

No pequeno concelho inicial, já em 1220, a terra de Felgueiras contava com 20 paróquias (conhecidas hoje em dia como freguesias) e vários mosteiros e igrejas, entre quais um dos mais conhecidos mosteiros do concelho de Felgueiras é o Mosteiro de Pombeiro ou Mosteiro de Santa Maria de Pombeiro (declarado Monumento Nacional desde 1910). Em 1855, ao ser transformada em Comarca, Felgueiras paralelamente passou a ser Concelho novamente, perfeito com mais doze freguesias vindas do anterior e antigo concelho do Unhão e de um que existiu fugazmente em Barrosas. Ao passo que a sede de Felgueiras havia sido elevada a vila por carta de D. Maria II, datada de Março de 1846, estatuto que em 1933 também foi atribuído à Lixa.

Em 13 de Julho de 1990 Felgueiras foi elevada à categoria de cidade, no mesmo dia em que Barrosas passou a vila. Depois a 21 de Junho de 1995 Lixa ficou a ser considerada cidade. E a 1 de Julho de 2003 foi também elevada oficialmente à categoria de vila a antiga Povoação da Longra.