Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sábado, 21 de setembro de 2013

Eleições históricas para o futuro da área da Longra e suas gentes ... com a imposta União de Pedreira, Rande e Sernande.


Estão aí as eleições autárquicas de maior impacto futuro, algo que será ou não limpinho, como diria o outro, tal o estado próximo a sair das votações dos órgãos de administração local, a pairar na vizinhança temporal. Das quais advirá indispensável serviço às populações e interligação social capaz de atrair interesse comunitário, ou desinteresse pela causa comum, da cousa pública.

Sem qualquer encomenda de sermão, pois o autor deste blogue não está incluído nem comprometido em quaisquer das listas concorrentes a este sufrágio, colocamos aqui as duas fações com possibilidades de alcançar os objetivos a que se propõem, no simples intuito historiador e de afeição conterrânea.


Temendo-se embora que se o centro organizativo ficar descentralizado, eventualmente, ou seja, possivelmente com a organização fora dum centro e tudo sediado num extremo, passe a existir distanciamento, não devemos agora colocar nada mais em cima da mesa de voto… visto que foi deixado ao calha tudo isso, por quem poderia em devido tempo ter salvaguardado os interesses gerais.

Resta aguardar o que reservará o futuro, se nos iremos ou não rever na reorganização por ora ainda dita da União de Rande, Pedreira e Sernande, ou se pelo contrário mais valerá não dar mais qualquer interesse a assuntos locais da tal união forçada e forjada de freguesias… nem nada mais, do mesmo alcance.


Para um ponto de situação, como enquadramento atual e referência ao futuro, registamos à posteridade (aqui acima) uma nota de reportagem inserta no jornal Semanário de Felgueiras, da semana em curso, e (em baixo), por fim, uns respigos do livro  “As Ruas e Freguesias de Felgueiras”, editado em Janeiro de 2013 com chancela Felgueiras + Positiva, relativamente às freguesias da área em apreço.




Armando Pinto


»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «««