Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 1 de julho de 2013

10.º Aniversário da Vila da Longra


Faz hoje 10 anos que a Longra passou a vila.

Passavam poucos minutos das 18 horas da terça-feira 1 de Julho de 2003, cerca das 18,13 quando o presidente da Assembleia da República começou a ler a parte que interessava à Longra, da lei respetiva, até que por volta das 18 Horas e 18 minutos referiu que ia ser votada e de seguida proclamou: A povoação da Longra, do distrito do Porto, é elevada a vila!... 

Estávamos lá nós, também, nessa célebre ocasião. Fomos então de imediato entrevistados pelo amigo Pedro Alves, que fazia a reportagem em direto para a Rádio Felgueiras…

Do dia, entre tantas e tantas recordações, ficou-nos ainda o original da letra duma das cantigas entoadas durante o percurso, e que acabou em nossas mãos através de oferta derivada à celebração que projetamos para o inicio do fim de semana imediato, com a realização duma festa celebrativa na Casa do Povo.


Nesse dia, durante as horas antecedentes, no decurso da viagem sobretudo, começou a germinar cá dentro a ideia de fazer um livro a registar tão importante ocasião. E dias depois, na sessão solene realizada na sexta-feira seguinte, foi apresentado ao público um pequeno livro a historiar tal obtenção... Em cujas páginas está tudo descrito, narrando tantas vivências proporcionadas – como se pode recordar na coluna da direita deste blogue, em parte correspondente. 

E, assim sendo - apesar de tudo o que entretanto se passou e está ainda a ocorrer, conforme últimas e atuais ocorrências - a Longra está de parabéns e merece felicidades! 

AP