Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 13 de junho de 2013

Longra deu nome a hotel no Brasil...


É verdade. Um Filho da Longra, o amigo sr. José Costa Pereira, português felgueirense nascido na Longra (a antiga povoação que era centro urbano da freguesia de Rande e atualmente é vila abrangente a Rande, Sernande e Pedreira), homenageou a sua terra natal de forma original e muito louvável, assim, tendo dado o nome da Longra a seu hotel no Brasil - uma unidade hoteleira que possui em Cordeiro, uma cidade do Distrito do Rio de Janeiro (dito assim para português de cá entender).

Esse conterrâneo partiu jovem para terras de Vera Cruz, saído da Longra com cerca de vinte anos, e, fixando-se na terra do pau vermelho, vive há muito mais tempo já no Brasil, até numa conta de mais de dois carros (de pão... à boa maneira do falar antigo destas nossas bandas), passados mais de oitenta anos de vida numa situação bem conseguida, felizmente.


Ora, em tempos o tema foi narrado no jornal Semanário de Felgueiras e, por esses tempos, recuados também, dedicamos um artigo sobre a diáspora felgueirense, a expansão de felgueirenses pelo mundo, referindo extensivamente o seu caso, entre alguns exemplos de casos de sucesso no estrangeiro.

Aliás, esse artigo, entretanto, está há muito destinado a incluir um livro sobre memórias e curiosidades felgueirenses,  mas não tem sido possível a respetiva publicação em volume, à falta de apoios de patrocínio. Como tal, por ora, iremos relembrá-lo, a propósito de recente contacto proporcionado por meio das atuais redes sociais. Indo recordá-lo aqui, em próxima publicação.

Enquanto isso, para já, damos a conhecer o mesmo hotel: Uma dotação no estrangeiro com o nome da Longra - tal como se pode ver (clicando no link) em:

http://www.hotellongra.com.br/

AP