Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 6 de junho de 2013

Oh Felgueiras…! Salvé: F C Felgueiras 1932 é Campeão Nacional da 3ª Divisão Nacional, série B, de 2012 / 2013 !!!

 
   

Ó meu Felgueiras 
Do meu coração 
Conseguistes entrar 
Na 2ª Divisão 
Ó meu Felgueiras 
Jogaste prá frente 
Acabaste com o pio 
A muita gente…! 

 Assim se cantava em Felgueiras, segundo versos duns panfletos que se venderam logo pela manhã da feira da então vila de Felgueiras, de seguida à ascensão categórica do clube desportivo representante de Felgueiras; e cantávamos, entre pequenos adeptos entusiastas, depois no recreio da escola e, de permeio, por esses dias, quando íamos a exame final da 4ª classe, ali pela encosta até è escola chamada do Conde Ferreira (onde hoje está o quartel dos Bombeiros)… Isso assim, a meio da década dos anos sessentas, quando o F C Felgueiras subiu pela primeira vez, então da 3ª à 2ª Divisão Regional. Depois de longos anos de entusiasmo na disputa de renhidos jogos entre clubes da região. Muita coisa se passou entretanto, como se sabe e faz parte da História do Futebol de Felgueiras. Como aliás registamos em livro publicado em 2007, recorde-se. Tendo chegado o histórico F C Felgueiras a estar na 1ª Divisão Nacional, em 1995/96, mas depressa começou a descer, até ter sido extinto, em 2005… Agora o clube sucessor, o F C Felgueiras 1932, assim chamado em homenagem ao inicial e histórico clube antecessor, em poucos anos teve uma ascensão assinalavelmente rápida, a pontos de, depois de fundado em 2006 e haver recomeçado de baixo, pelo último escalão dos campeonatos distritais da A F Porto, depressa ter chegado a patamar condizente ao prestígio da memória do futebol felgueirense, ao já ter conseguido, neste ano de 2013, alcançar a 2ª Divisão Nacional, prova a partir da próxima época denominada Divisão Nacional Sénior…

   

 Em vista disso, como oportunidade de atualização desta parte mais recente da história respetiva, prestamos aqui homenagem a mais este feito do clube representativo do carisma felgueirense. Do clube do nosso concelho, da nossa terra. Aproveitando para registar uma página que o Jornal de Notícias, diário nacional sediado na cidade do Porto, dedicou a esta façanha do Felgueiras, na edição impressa de quarta-feira 5/6/2013. Cuja reportagem, de página inteira, dividimos em parcelas, para efeitos de melhor leitura, através dos recortes digitalizados - que aqui e agora partilhamos.

   

Entretanto, mais em cima da hora: 
Para acto tradicional da entrega das faixas de Campeões, vai ter lugar já nesta quinta-feira, dia 6 de Junho, um festivo encontro, à disposição de todos os felgueirenses. Então, segundo informação oficial, o FC Felgueiras irá receber neste dia 6 (quinta-feira, portanto) uma equipa de Estrelas de Futebol, designada de “Amigos de Fernando Meira”. A partida terá lugar no Estádio Dr. Machado de Matos, em Felgueiras, com início marcado para as 20 h 30. A entrada será gratuita
Este será o último jogo da presente temporada para o clube felgueirense, equipa que receberá as faixas de campeão da série B da III divisão nacional. 
Estarão em campo, para o seguinte jogo de confraternização festiva, alguns conhecidos futebolistas que já passaram pelas fileiras do antigo F C Felgueiras e outros outrora também colegas do referido antigo jogador de Felgueiras e posteriormente de outras equipas nacionais. Estando para serem constituintes da equipa “Amigos de Fernando Meira”: Além do Fernando Meira; também Pedro Mendes; Pintassilgo; Nuno Assis; Vinicius; Alex; entre outros.

   

 Armando Pinto
---» Clicar sobre as imagens digitalizadas «---