Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Recordações Visuais do Original Museu Etnográfico da Associação Casa do Povo da Longra - Felgueiras


Correndo cortinas do passado, calha vez, desta feita, de aqui se recordar em imagens alguns aspetos do antigo Museu Etnográfico da Casa do Povo da Longra, que havia sido instituído definitivamente (como se pensava) como exposição museológica permanente, em Junho de 1999. Mas que posteriormente, a partir de 2007, foi reduzido. 

Essa realização surgira a partir duma primeira exposição efetuada em Abril de 1995, através da então denominada Exposição da Memória Etnográfica da Longra. Havendo tido seguimento, volvidos alguns anos, por meio de uma maior exposição ocorrida aquando da comemoração do 60º aniversário da Casa do Povo, em Abril de 1999. Continuando de imediato a instalação em espaço próprio, quão ficou organizado para permanecer assim logo no seguinte mês de Junho de 1999. Após a saída do Presidente da Associação que havia criado o mesmo museu, esse espaço, que antes ocupava três salas, foi encurtado pela nova Direção para um pequeno compartimento e corredor de acesso.


De tal antiga área museológica, que dava para juntar em pose muita gente e recebia visitas de muitas pessoas que cabiam juntas, ao mesmo tempo (como se pode ver por algumas fotografias), onde havia numeroso espólio então existente, deixamos aqui para memória perene diversas recordações visuais, contando panorâmicas possíveis e pormenores mais curiosos e interessantes, do genuíno museu de material recolhido nos primeiros anos do Rancho Folclórico Infantil e Juvenil da Casa do Povo da Longra.








© ARMANDO PINTO

===» Clicar sobre as fotos «===