Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 7 de setembro de 2012

Crónica no S F: Exaltação ao FC Felgueiras 1932


Na sequência das transmissões habituais de artigos publicados no nosso espaço jornalístico, dentro da colaboração que prestamos ao jornal semanal felgueirense, damos agora nota do mais recente artigo, da atualidade, no Semanário de Felgueiras. Partilhando aqui a respetiva coluna, para conhecimento de eventuais pessoas interessadas sobre a crónica impressa na edição desta sexta-feira, dia 7 de Setembro.


(Clicar sobre os recortes digitalizados, para ampliar) 

Do mesmo trabalho, para facilitar a leitura, juntamos o texto original (no qual, porque na publicação do jornal não chegou a haver impressão duma das fotos, agora se intercala aqui as duas fotos referidas no texto): 

FC Felgueiras 1932: A força da razão 

A História sempre teve muito peso. Como se costuma dizer, quanto o que tem de ser tem muita força. Sem contar a distância no tempo, quais afastamentos que acontecem, pois tudo volta, um dia ou uma hora, quando é para ser ou deve suceder. Acontecendo com mais fortalecimento, através de renovação, com mais força. 

Sem um sentido de destino, mas no apreço de haver uma força que é a da razão, constatamos que é uma epifania, enquanto mudança, como reconversão, o ressurgimento do nome do clube mais representativo de Felgueiras. Pois é isso que nos apraz registar, desta feita, nas considerações que de vez em quando aqui nos levam a procurar elevar na memória coletiva. E como, no sentido literário, epifania é um momento privilegiado de revelação, quando surge um acontecimento que dá mais sentido à vida de algo, pode rever-se nesse aspeto a transformação operada, agora que o principal clube desportivo felgueirense voltou a usar o nome original, com acrescento do ano da fundação genuína. 

Efetivamente a partir desta época desportiva, e após decisão oficial tomada recentemente, o C A Felgueiras (até agora Clube Académico de Felgueiras) mudou de denominação social para "FC Felgueiras 1932". Que é como quem diz, na verdade, Futebol Clube de Felgueiras, desde 1932. Facto decidido em Assembleia Geral de sócios, numa votação aprovada por unanimidade, dos sócios presentes a essa reunião magna da mesma agremiação concelhia, que assim volta a assumir laços com as origens e a tradição. O que, afinal, foi e é uma boa notícia, segundo opinião do signatário destas linhas, ou seja para quem gosta de Felgueiras, sem comprometimentos particulares mas apenas interesse coletivo. Porque esta será uma boa maneira de fazer a ligação do histórico ao atual clube representativo do nome Felgueiras.


Com isto, damos nossos parabéns a quem teve a iniciativa e a quem aprovou. Pois o autor também aprova completamente como Felgueirense e Felgueirista. Na verdade, a existência do Clube Académico de Felgueiras, popularmente conhecimento por CAF, foi uma boa maneira de manter o futebol em Felgueiras, dentro das condicionantes conhecidas e perante os acontecimentos ainda presentes na memória coletiva. Feito o percurso necessário e atingido de novo um estatuto mais consentâneo, felizmente, com a subida ao atual posicionamento no âmbito nacional, era hora de repor antiga relação afetiva, na retoma do nome sempre querido dos felgueirenses. Para cujo desiderato, buscando raízes nas origens, houve a feliz ideia de juntar o ano da fundação do antigo clube, ficando então F C Felgueiras, de novo, com aposição do ano, no nome que passa a vigorar, numa junção do histórico com o atual clube continuador. Tal qual está historiado, sabendo-se que foi em Outubro de 1932 que, também em Assembleia Geral, foi dado o nome ao primitivo F C Felgueiras, conforme se anotou devidamente em livro (entretanto publicado em 2007), do qual para aqui respigamos ainda duas imagens das que constam nas páginas do “Futebol de Felgueiras-Nas Fintas do Tempo: 1932/2007”. Dando umas vistas da primeira equipa, incluindo o fundador Verdial Horácio de Moura, e duma posterior formação famosa, do tempo de Caiçara, Pimenta, Zé Carlos e Cª.


Fica então para a história a Assembleia Geral realizada na quinta-feira dia 9 de Agosto de 2012 – data que anotamos e fixamos para constar, de molde a merecer perpetuação em futura atualização da história do futebol felgueirense. Algo que, com as novas condições criadas pela Câmara Municipal, perante o arrelvamento reposto, no campo de jogo do Estádio Dr. Machado Matos, na presidência municipal de Inácio Ribeiro, sendo Eduardo Teixeira o Vereador do Pelouro do Desporto; e agora, mais, diante da atual denominação, quando o clube atingiu novo fulgor ao ter ascendido à 3ª Divisão Nacional, merece haver atualização em letra de forma…! 

Durante muitos anos o F C Felgueiras e o concelho de Felgueiras viveram uma relação mútua profunda. Entretanto cortada, como se sabe. Mas agora retomada, numa sintonia apetecível, tanto o nome é componente referencial e personalizante da terra que representa, num elo umbilical através do atual e verdadeiro FC Felgueiras 1932. O clube da matriz de unidade felgueirense. 

ARMANDO PINTO 

=== Clicar sobre as digitalizações, para aumentar ===