Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Documentos e imagens de dotações antigas de Longra – Rande (Felgueiras)


Embora, como se costuma dizer, possa haver quem pense que as coisas antigas fazem tanta falta como viola em enterro, é certo e sabido que sem passado não haveria futuro. Quão haver gente que não saiba nem valorize a história da sua terra, é como andar-se no mundo por ver os outros andarem. Tanto será importante haver testemunhos do passado que nos foi legado pelos antepassados, quais familiares comuns por terem vivido no torrão agora nosso e que devemos saber transmitir devidamente aos vindouros. 

Nesse trilho, porque é através de testemunhos que se sabe e estuda o que nos possa interessar, será então interessante partilhar alguma documentação referente a duas das dotações ancestrais da antiga povoação da Longra, como foram o comboio, cuja estação da Longra foi inaugurada em 1914; e a instalação da luz elétrica, ao domicílio (dentro de portas, nas casas) em 1918 e (substituindo a original a acetilene, de carboneto, existente desde 1910) também a iluminação pública, beirando as estradas do centro urbano, em 1920. Tal como, depois, ainda se presta uma vista de olhos por uma outra existência, mais recente, dum clube desportivo que tem história... fundado que foi, o F. C, Longra em 1969 - de que se trata aqui, em atenção mais adiante desenvolvida. Clube este extinto temporariamente em 1996/97, numa interrupção de atividade por alongado período, até à atualidade em que começa a renascer quase das cinzas. 



Desses dois bens de utilidade pública primeiramente referidos, entre os diversos existentes já nesse tempo na Longra, fazem memória os documentos anexos (em cima), um de um acionista Longrino do caminho de ferro (entrado com a 1ª prestação em 1913); mais página duma publicação sobre a mesma linha férrea que passou na Longra. E (em baixo) um vale coevo (recibo desse tempo, em papel selado) sobre prestações, desde 1918, de cota de «subscrição para ampliar a montagem da rêde de distribuição de energia eléctrica…»


Por fim, dando um grande salto no tempo, para abreviar desta vez assim, enquanto se fica nisto por ora, juntamos uma imagem duma formação do antigo Futebol Clube da Longra, na continuidade do mesmo clube fundado em 1969. Trazendo-se, deste modo, lembrança visual do tempo em que "o Longra" esteve filiado na Associação de Futebol do Porto, como participante dos campeonatos de Amadores.



Armando Pinto 

»» Clicar sobre as digitalizações ««