Espaço de atividade literária pública e memória cronista

segunda-feira, 13 de agosto de 2012

Revista do CCRL – Quantos exemplares existirão ainda, preservados…?


A cultura sempre foi um pólo de atenção, pelo que proporciona o desenvolvimento do espírito. Dentro da máxima mente sã em corpo são, não só no aspeto desportivo mas também no intelectual e sobretudo espiritual. Mau grado mais parecer parente pobre, descurada e desprezada que é, não só pelas instâncias dos poderes institucionais, mas até por grande franja das populações, mais atritas a materialismos e interesses individuais. 

Dentro dos aspetos culturais desta região, para o caso, bem se sabe haver sido muitos os exemplos entretanto existentes. Um dos quais o C.C.R.L. aqui já referenciado, num dos anteriores artigos de reposição. Voltando-se agora ao mesmo tema, para recordar uma das publicações feitas pela agremiação referida, como era a revista do Centro Cultural e Recreativo da Longra, saída a público numa única edição - publicada por ocasião dum espetáculo levado a palco na quadra do Natal de 1978. 

Como exemplo correspondente, além da capa da revista (acima), também se lega no final destas linhas algumas das suas páginas, ao jeito de amostra sintética do interessante conteúdo que possibilita conhecimento da obra então desenvolvida. Em cuja sequência, por fim e no contexto, se deixa no ar, apenas como alvitre relacionado sobre interesses coletivos e memoriais, uma questão, tipo ser ou não ser: Haverá porventura dessa revista ainda muitos exemplares guardados, em mãos de conterrâneos, como testemunho desse labor de antanho?



Armando Pinto 

»»» Clicar sobre as imagens, para ampliar «««