Espaço de atividade literária pública e memória cronista

sexta-feira, 10 de agosto de 2012

História do Futebol de Felgueiras, na calha do aprovado nome do clube – F C Felgueiras 1932!


Segundo novidade transmitida pelo blogue "Notícias CA Felgueiras", o C. A. Felgueiras (até agora Clube Académico de Felgueiras) muda de denominação social para "FC Felgueiras 1932". Que é como quem diz, na verdade, Futebol Clube de Felgueiras, desde 1932. Facto decidido em Assembleia Geral de sócios, felizmente. 

Não sabendo mais pormenores relativos (no momento em que escrevemos, ou seja, na noite de quinta para sexta-feira), estamos de acordo com o nome. Uma boa notícia, afinal, para quem gosta de Felgueiras, sem comprometimentos particulares mas apenas interesse coletivo, porque assim será uma boa maneira de fazer a ligação do histórico ao atual clube representativo do nome Felgueiras. Parabéns a quem teve a iniciativa e a quem aprovou. 

Gostei e gosto. Aprovo completamente como Felgueirense e Felgueirista! 

Na pertinência desta atualização, aproveita-se aqui a oportunidade para recordar do livro sobre a História do futebol de Felgueiras, escrito pelo autor destas linhas, precisamente duas das páginas referentes à fundação original do genuíno Futebol Clube de Felgueiras. Cuja data, no caso, serviu para colocar no nome que passa a vigorar, acrescentando o ano da criação do antigo e histórico clube. 

Fica então para a história esta Assembleia Geral realizada na quinta-feira dia 9 de Agosto de 2012 – data que anotamos e fixamos para constar, de molde a merecer perpetuação em futura atualização da história do futebol felgueirense. Algo que, com as novas condições criadas pela Câmara Municipal, perante o arrelvamento reposto, no campo de jogo do Estádio Dr. Machado Matos, na presidência municipal de Inácio Ribeiro, sendo Eduardo Teixeira o Vereador do Pelouro do Desporto; e agora, mais, a atual denominação, quando o clube atingiu de novo o plano nacional ao ter ascendido à 3ª Divisão Nacional, merece ter atualização em letra de forma…! 

Eis aí duas páginas, em imagens digitalizadas, referentes ao tema em apreço… Respigadas entre as 110 páginas que compõem o pequeno volume, então possível. Sob título “Futebol de Felgueiras – Nas Fintas do Tempo 1932/2007", publicado pelo autor, já vão uns anos passados, entretanto, em 2007.



Armando Pinto 

===» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar «===