Espaço de atividade literária pública e memória cronista

terça-feira, 7 de agosto de 2012

Antigo manual de História, da Escola Velha da Longra…


Muitos, entre meninos e meninas de outras gerações, dos que frequentaram a Primária da Longra no edifício granítico do caminho de ligação entre o talho e as quatro-barrocas, se lembram ainda daquele prédio de firme propianho, da escola velha da Longra. Entre cujas paredes aprenderam as primeiras letras e a saberem bem tudo o que era instrução - nas grandes salas repletas de carteiras com seus tinteiros,  onde se molhavam as penas para a escrita, num ambiente dominado pelo quadro grande de ardósia, das paredes onde se perfilavam quadros dos governantes, ladeando o tradicional crucifixo, e tudo o mais... 

Casa típica, aquela, em que funcionou a Escola da Longra desde os anos de transição dos séculos XIX e XX, até ao início dos anos setentas (substituída que foi pela escola nova em 1972). Lá havendo adereços que ficaram na retina, tal qual os livros escolares. Um dos quais era o da História, cujo exemplar guardamos, de edição datada de 1953 mas, porque passava de irmãos mais velhos até aos mais novos, inda usado muito além, pelos anos de sessenta dentro. 

Eis o exemplar ainda em mãos do autor destas linhas (cuja capa encima o artigo e abaixo se mostram páginas iniciais) desse livro de História de Portugal, manuseado na escola primária antiga da Longra:


© Armando Pinto