Espaço de atividade literária pública e memória cronista

quinta-feira, 12 de julho de 2012

Memórias em imagens: Fotografias do livro “Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras”…



Tal como se invoca algo superior ou surpreendente, para acompanhar uma vivência ou festejar um voto, de promessas duma vida e obtenção de objetivos, também se pode evocar sempre factos dignos de realce, numa graça obtida ou conquista alcançada. Quanto servem, por exemplo, imagens que documentem sucessos e realizações, em devido tempo atinentes ao bem-estar e auto-estima da comunidade, no caso.

Porque se costuma dizer que basta dizer com quem se anda para se ver quem é, repare-se em ocorrências de outros tempos, reportando à vida comunitária das gentes da área ambiental da Longra – através de imagens que aqui se repõem, constantes da monografia da região, no livro Memorial Histórico de Rande e Alfozes de Felgueiras.

Eis aí, então, na imagem (em cima) algumas fotos, como exemplos, de antigas existências, como foram, em tempos diversos e distantes entre si, algumas agremiações desportivas, eventos, como cortejos, de agrupamentos etnográficos de antigamente, bem como um acampamento da Liga Eucarística dos Homens de Rande, um conjunto típico de música popular, etc.

Possivelmente já não haverá muita gente com total conhecimento de causa, mas não indicamos dados referentes por tudo constar no volume histórico referido. Contudo, mesmo assim, se necessário, pode aqui prestar-se os devidos esclarecimentos, desta como outras oportunidades, em caso de aqui (na caixa de comentários) haver perguntas ou questões tendentes a esse fim. 

© Armando Pinto

=== Clicar sobre a imagem ===