Espaço de atividade literária pública e memória cronista

domingo, 24 de junho de 2012

Recordação: Joaquim Costa – Um ciclista felgueirense do passado…

 

Quando aprouver, uma vez por outra, vamos aqui recordar figuras e factos do passado, também, através de escritos elaborados anteriormente, entre diversos possíveis exemplos de casos dos que se poderão partilhar, mais por esta via. 

Assim, tal qual temos vindo a colocar artigos publicados na atualidade, podemos recuar e recolocar alguns do passado, na ideia de relembrar aspetos e pessoas mais ou menos salientes da nossa região. Como é o facto de, desta vez, trazermos a público uma crónica publicada no jornal Semanário de Felgueiras, em seu número de 20 de Abril de 2001 - conforme a imagem cimeira, dando visão da página inteira da referida publicação. Cuja reportagem se reporta ao antigo ciclista Joaquim Luís Costa, um amigo que todos hoje conhecemos como um senhor de Varziela, que em tempos foi um valor iniciado na equipa de ciclismo então existente na Metalúrgica da Longra e depois correu ao serviço do Académico do Porto, tendo inclusive participado na Volta a Portugal em bicicleta nas edições de 1961 e 1962. 

De tal currículo prestigiante, como outros de felgueirenses e tantos mais assuntos, temos material guardado para uma futura edição em livro, que está pronto mas não tem sido possível publicar…


Enquanto, desse passado, quanto ao tema, sempre digno de exaltação, narra memórias o artigo que ocupou toda uma página do referido Semanário de Felgueiras. Do qual se trazem para aqui excertos, repartidos (para melhor leitura), conforme a sequência das colunas. 

   

© Armando pinto 

=== Clicar sobre as digitalizações para ampliar. 
Caso necessário, para maior visão, pode recorrer-se a aumento do zoom. ===